Quarenta instituições públicas e privadas de Santa Catarina receberam prêmio ambiental na última segunda-feira (24/09). A entrega das condecorações marcou os 25 anos da promoção no Estado. O procurador da República em Criciúma, Darlan Airton Dias, recebeu o prêmio na categoria Áreas Degradadas.
O Prêmio Fritz Müller é concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) a empresas, órgãos públicos e organizações não-governamentais que se destacaram em ações que visam a preservação e o controle da poluição no Estado.
Os vencedores receberam a distinção em diferentes categorias: Educação Ambiental, Áreas de Preservação, Energia Limpa, Qualidade de Água, Resíduos Urbanos, Turismo e Agricultura Sustentável, Gestão Ambiental, Reflorestamento, Recuperação de áreas degradadas, Instituto de Pesquisa e Personalidade Ambiental.
Na categoria Recuperação de áreas degradadas, o procurador da República em Criciúma Darlan Airton Dias foi um dos agraciados. A premiação é o reconhecimento pelo excelente trabalho que o Ministério Público Federal vem desenvolvendo em toda a região carbonífera, seriamente comprometida pela poluição causada por rejeitos piritosos do carvão.
O prêmio, criado em 1982, é uma justa homenagem ao renomado naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu muitos anos em Blumenau e foi pioneiro na defesa dos recursos naturais em Santa Catarina.
(Ascom MPF-SC, 25/09/2007)