Cerca de 22% do território nacional, o equivalente a 193, 8 milhões de hectares, encontra-se na forma de florestas públicas federais. Desse total, 92% estão distribuídos nos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Florestas da União, lançado no dia 9 de julho pelo Serviço Florestal Brasileiro.
O levantamento é um primeiro passo para a constituição do Cadastro de Florestas Públicas, que reunirá também informações sobre áreas administradas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.
Além de permitir uma gestão mais efetiva das áreas, o cadastro também tem resultados práticos mais imediatos. Segundo a Lei de Gestão de Florestas Públicas, de 2006, a concessão de uso dessas áreas depende do seu cadastramento e monitoramento pelo governo.
Segundo o Plano Anual de Outorga Florestal, as primeiras concessões já estão previstas para terem início em agosto de 2007 e devem se estender até dezembro do ano seguinte.
Foram identificadas como prioritárias áreas que integram os chamados Distritos Florestais Sustentáveis, por serem considerados estratégicos para o desenvolvimento local. Enquadram-se nessa descrição a Floresta Nacional de Jamari (RO) e um conjunto de Unidades de Conservação do Distrito Florestal Sustentável da BR-163. Somadas, essas áreas totalizam 3,96 milhões de hectares. As estimativas são de que ¼ desse território seja destinado à concessão.
Veja o mapa e estatísticas sobre as florestas públicas federais:Mapa da distribuição das florestas públicas em identificação em Julho/2007Distribuição das Florestas Públicas por Bioma - Julho/2007Distribuição das Florestas Públicas por Destinação - Julho/2007Distribuição das Florestas Públicas por Estado - Julho/2007
Distribuição das Florestas Públicas por Tipo - Julho/2007(Por Renata Gaspar,
Amazonia.org.br, 11/07/2007)