Como na Argentina, nevou onde menos se esperava no Rio Grande do Sul. Flocos de neve branquearam a pastagem em Soledade e Itapuca, região Norte, Arvorezinha, no Vale do Taquari, e Santa Bárbara do Sul, noroeste gaúcho. Na Serra, fez 0,6ºC em Caxias do Sul e -1,6ºC, em Cambará do Sul. É improvável que neve hoje, mas o frio deve ser mais intenso e deve gear, alertam meteorologistas.
Um telefonema, por volta das 9h de ontem, despertou a estudante Cariani Trindade Leite, 18 anos. Do outro lado da linha, a mãe, a professora Rosmarí, estava ansiosa para que a filha olhasse pela janela de sua casa. Naquele momento, nevava em Soledade. Os flocos causaram alvoroço.
À medida em que iam acordando, as pessoas ligavam umas para as outras. O clima era de festa nos municípios. O último registro de neve na área ocorreu em setembro do ano passado. Ontem, a combinação de frio e umidade levou à queda dos primeiros flocos por volta das 7h. Os moradores acordados no momento se encantaram com o amanhecer especial.
Ao longo da manhã, novas quedas ocorreram. Em Arvorezinha, onde pela manhã fez cerca de três graus, também nevou, mas com menos intensidade e por menos tempo. A neve que brindou parte dos gaúchos, porém, não deve constar nas estatísticas oficiais. Para que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMT) registre o fenômeno em seu banco de dados, é necessário que um observador esteja no local, o que não ocorreu em Soledade e região. Nenhuma das 17 estações convencionais do instituto funciona na região.
Mas para quem nutre algum tipo de desconfiança, a meteorologista Cátia Valente, da Central de Meteorologia da RB , esclarece:
- Não há dúvidas de que foi neve.
O frio de ontem foi mais intenso do que o projetado pelos meteorologistas, mas ainda assim inferior aos -4,5°C registrados em São José dos Ausentes, em 29 de maio. Em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, os termômetros marcaram -3,5ºC, a temperatura mais baixa do Rio Grande do Sul. Hoje é quase certo que os porto-alegrenses não terão neve, mas pode gear na Capital.
(
Pioneiro, 12/07/2007)