A WTorre Engenharia, empresa responsável pela construção, em Rio Grande, do primeiro dique seco de grande porte do país, em parceria com o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), inicia, amanhã, 12, a segunda etapa do seu Programa de Educação Ambiental. As atividades terão início às 14h, no ginásio da igreja da 4ª Secção da Barra, com uma Oficina de Estamparia Têxtil Artesanal.
Promovida pelo Projeto Ondas que te quero mar: Educação Ambiental para comunidades costeiras, do Nema, a oficina será ministrada pela artista visual Jenifer Moura. Segundo ela, o curso possibilitará ampliar e apurar a produção artesanal de mulheres e adolescentes das comunidades da Barra Velha, Barra Nova e Vila Mangueira, direcionando suas habilidades para a valorização dos ambientes e da fauna local.
Tendo água como tema, serão trabalhadas as técnicas Tye Die (tecido tingido com amarrações) e Pano Assado, além de noções sobre cor, tecido e de planejamento integral de seus artesanatos. O lançamento oficial do Projeto Água Viva será na sexta-feira, 13, às 18h30min, e também será executado pela equipe do Projeto Ondas. A capela da Vila Mangueira sediará o lançamento, que é aberto a toda a comunidade do bairro.
No evento, será apresentado o projeto e haverá palestra intitulada "Águas de Rio Grande", objetivando a valorização local. Também serão agendadas as próximas atividades com a comunidade. O lançamento acontecerá ainda na Barra Nova e na Velha. O Água Viva se estenderá até o fim de dezembro, incluindo ações com educadores e estudantes destas comunidades.
Carmem Ziebell
(
Jornal Agora, 11/07/2007)