O Centro de Mamíferos Aquáticos do Maranhão (CMA/MA), unidade do Ibama, promove a partir deste mês a campanha “Não Mate o Peixe-boi”. Como o próprio nome já diz, a campanha, que conta com a parceria da Alumar e do Instituto Alcoa, visa proteger o mamífero de ações predatórias do homem.
Durante campanha, equipes do CMA vão percorrer as comunidades tradicionais do litoral maranhense, de Carutapera a Humberto de Campos, para levar informações sobre ecologia, conservação e proibição da caça do peixe-boi marinho.
Nas visitas às cidades, serão realizados encontros e palestras e distribuídos cartazes e camisetas aos colaboradores. Além disso, os pescadores e a comunidade litorânea em geral serão incentivados a conservarem o ecossistema costeiro, para a manutenção da sustentabilidade dos recursos naturais.
Com uma costa extensa e recortada, repleta de manguezais altamente preservados, o Maranhão detém a maior população remanescente de peixes-bois marinhos do Brasil.
A equipe do CMA/MA aproveitará a viagem para avaliar o atual status de conservação do peixe-boi no Maranhão e investigar as principais causas da morte desses mamíferos aquáticos.
Na primeira expedição, os técnicos vão percorrer a costa leste do Estado, a partir do município de Humberto de Campos, onde será realizado no próximo dia 21 o Primeiro Festival do Peixe-Boi. A segunda expedição, programada para agosto, abrangerá Cururupu e grande parte do litoral oeste.
O CMA/MA espera envolver o maior número de comunidades e pescadores para que a campanha atinja seu objetivo primordial, que é a conservação do peixe-boi marinho e seu habitat.
(Ascom Ibama/MA, 11/07/2007)