Nesta quinta-feira (12/07) a Comissão de Serviços Públicos (CSP) votará o requerimento do deputado Ivar Pavan (PT) que cria uma Subcomissão para tratar do problema da baixa qualidade de energia elétrica no meio rural e centros urbanos. A intenção é realizar reuniões em todas as regiões onde a situação é mais crítica para aprofundar o diagnóstico, informar os consumidores, conhecer e discutir os planos das concessionárias para resolver o problema e discutir alternativas.
"Ao final de 120 dias queremos ter o quadro desta insuficiência para exigir providências urgentes a uma condição que prejudica agricultores e o desenvolvimento do RS", argumentou Pavan, durante sessão plenária na tarde desta quarta-feira (11/07).
Ele detalhou ao plenário que a primeira reunião do Grupo de Trabalho que está tratando do tema confirmou que o problema existe, é grave e necessita de solução rápida. Declarou-se incrédulo com a revelação das concessionárias que dizem ter dinheiro, saberem dos problemas mas não contarem com mão-de-obra especializada suficiente para atender as demandas rurais. "Se o Estado não dispõe, é preciso importar trabalhadores de outros estados", sugere o parlamentar.
Ivar Pavan também está impressionado com o descumprimento da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina a resolução de problemas críticos em 15 dias, mas que estão sem solução há meses ou mesmo há anos.
Pavan adiantou que, se aprovada, a Subcomissão realizará reuniões com a presença das concessionárias que atendem cada região, mais representantes da Agergs e dos ministérios públicos estadual e federal. Após o levantamento, será feito um relatório com as necessidades de melhoria a ser encaminhado a todos os órgãos estaduais e federais que possam atuar na questão.
A reunião da CSP ocorre às 9h desta quinta-feira, no quarto andar da Assembléia Legislativa.
(Por Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 11/07/2007)