O projeto de lei nº 261/2006 proposto pelo deputado José Sperotto, líder partidário do Democratas na Assembléia Legislativa gaúcha, que torna o Château d’Eau, de Cachoeira do Sul, bem integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, foi aprovado pelos 48 deputados estaduais presentes na sessão plenária desta quarta-feira (11/07).
Inaugurado em 1925, o Castelo das Águas, localizado no centro da Praça Dr. Balthazar de Bem, em frente à Catedral , teve sua arquitetura projetada pelo engenheiro Walter Jobim e a parte de cálculo e estabilidade pelo chefe da Comissão de Saneamento do Estado, engenheiro Antônio de Siqueira. O Château d’Eau foi construído com a finalidade de levar água por gravidade ao reservatório de distribuição à Rua Júlio de Castilhos e regular ao mesmo tempo a pressão da água nas zonas mais elevadas de Cachoeira do Sul. Em junho de 1970, o Château d’Eau foi desativado, não sendo mais reservatório, nem passagem de água, tornando-se um belo cartão-postal e ponto turístico.
Para Sperotto, é importante a preservação dessa obra que já serviu para levar água para a população e agora é um símbolo para a cidade
(Por Nilton Santos,
Agência de Notícias AL-RS, 11/07/2007)