Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) de São Leopoldo, do Consórcio Intermunicipal de Saneamento e alunos do curso de mestrado em Gestão Ambiental da Feevale participam semana que vem de uma expedição pelo Sinos, desde o encontro das águas com o Rio Paranhana, em Taquara, até a foz do Rio Jacuí, em Canoas.
O grupo quer realizar o reconhecimento do Sinos e promover diversas inspeções em toda a extensão. O grupo pretende realizar coletas de água em diversos trechos do rio, além de verificar pontos de degradação da mata ciliar e despejo de efluentes. Atividades de mineração também serão fiscalizadas. A idéia, segundo o coordenador de Fiscalização Ambiental da Semmam, Joel Garcia Dias, é promover uma inspeção geral de vários aspectos do rio.
De acordo com Dias, os dados serão utilizados, inicialmente, nas pesquisas dos alunos da Feevale, mas também servirão para ações futuras. Três barcos serão utilizados na ação. As embarcações serão levadas por terra até o município de Taquara, onde será procurado o ponto ideal para iniciar a navegação.
Os últimos detalhes para a atividade ainda estão sendo organizados. Segundo Dias, “o único problema que pode atrapalhar é o tempo.” Ainda assim, de acordo com Dias, os participantes da atividade terão de enfrentar uma temperatura de dois graus. Em caso de chuva, a expedição será adiada. “Estávamos há algum tempo organizando a expedição, mas a chuva atrapalhou. Era para termos ido já na segundafeira”, afirma o coordenador.
(
VS, 11/07/2007)