A fiscalização realizada ontem (10/07) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) prendeu mais três pescadores em Linhares. A operação foi realizada no norte do Estado na região de Regência.
Cerca de 15 kg de lagosta foram apreendidas com o tamanho abaixo do permitido que são 13 cm. Além das lagostas, foram apreendidos quatro kits de compressores, equipamento proibido pelo Ibama para a pesca de lagosta.
Os três pescadores foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha. Eles foram autuados em flagrante e cada um deles deverá pagar multa no valor de R$ 10,5 mil.
Prisões em GuarapariNesta segunda-feira (9) doze pescadores foram presos durante uma operação da Polícia Ambiental e dos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que percorreram mais de 16 quilômetros do litoral de Guarapari em busca de barcos que realizavam a pesca ilegal da lagosta.
Foram apreendidos pelos fiscais do Ibama e pela Polícia Ambiental 790 kg de lagostas, a maioria no período de desova, 80 redes traçoeira e três embarcações. O chefe da fiscalização José Ronaldo chamou a atenção dos pescadores, afirmando que eles precisam aprender a obedecer a lei do Governo Federal. Um dos pescadores justificou-se alegando que está pescando para não passar fome.
(
Século Diário, 10/07/2007)