O prefeito Rudimar Müller e o secretário municipal de Agricultura Humberto Persch receberam ontem a visita do assessor da Univates, Marcos Turatti, e do diretor da empresa GMG Genética Gallega, Eduardo Gomez Grandal, que desenvolve projeto experimental para melhoramento genético do gado leiteiro e de corte. A idéia surgiu a partir da visita de uma comitiva do Vale do Taquari à Astúrias e Galícia, onde começou a se estudar a possibilidade de realização de um intercâmbio agrícola com essas regiões, devido à sua semelhança de clima, relevo e sistema de produção com a região.
A Univates assina convênio com o Codevat para iniciar o Programa de Desenvolvimento da Agropecuária do Vale do Taquari, que vai contar com o apoio dos municípios e Emater/RS-Ascar. Entre os objetivos, o melhoramento genético e controle de sanidade, além de orientações sobre o manejo e gerenciamento da propriedade, turismo rural e políticas públicas, com o propósito de otimizar a produção tanto de carne quanto de leite.
De acordo com a proposta inicial a empresa GMG, que mantém escritórios na Espanha e São Paulo, deve importar a genética e realizar alguns testes na região. Para tanto, foram escolhidas cinco cidades do Vale do Taquari para o monitoramento, entre eles, Cruzeiro do Sul. Durante 20 meses uma equipe deve acompanhar todo o processo, desde a inseminação até o abate dos novilhos, com cerca de dez meses.
Em cada cidade devem ser escolhidas duas ou três propriedades rurais para a realização das análises, através da doação do sêmen e acompanhamento técnico da GMG e Univates. Segundo Grandal, com cerca de oito meses de idade os animais já chegam a produzir 170 quilos de carne, reduzindo significativamente os custos de produção. O prefeito Rudimar Müller garantiu apoio total ao projeto. "É uma grande oportunidade para os criadores testarem o gado. Nossa região está mesmo carente em termos de genética, principalmente para a produção de carne", justificou Müller.
Saiba maisO convênio será formalizado com cinco municípios da região, sendo que o único já definido é Cruzeiro do Sul. Depende da pré-disposição de produtores que se interessam em participar, já que vão ter de seguir orientações técnicas. Devem integrar a listagem as cidades de Doutor Ricardo, Arvorezinha e Ilópolis. Em agosto os avaliadores deslocam-se às propriedades para avaliação. Vespasiano Corrêa também demonstrou interesse em participar.
(
O Informativo do Vale, 11/07/2007)