O Programa de Zoneamento Econômico, Ambiental, Social e Cultural de Rio Branco (Zeas/Pmrb) terá estudos publicados no XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, que ocorre em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 09 e 13 de julho.
O pesquisador do Grupo de Trabalho do Zeas, responsável pelo geoprocessamento deste programa, o geógrafo, mestre em solos, Lúcio Flávio Zancanela do Carmo, vai apresentar dois estudos do Zeas, intitulados: "Uso de aerofotos de pequeno formato como subsídio ao planejamento urbano: mapeamento de uso e cobertura do solo urbano em Rio Branco" e "Levantamento e mapeamento de solos do Parque Ambiental Chico Mendes em Rio Branco".
O uso das aerofotos na capital permitiu a elaboração de um cadastro multifinalitário, reorganizando a arrecadação de impostos na capital. Além do cadastro multifinalitário, as aerofotos mostram-se como ferramentas importantes nas ações de planejamento urbano, das áreas periurbanas e rurais, e com um nível de detalhe que pode chegar a uma escala de 1:1.000.
Neste nível de detalhe pode-se identificar vazios urbanos com potenciais de uso variados, áreas destinadas a preservação ambiental, dentre outros usos que podem ampliar as ações de política pública dos gestores municipais e estaduais.
O Programa Zeas vem elaborando estudos temáticos para elaboração de planos de desenvolvimento e re-ordenamento dos parques municipais e das Áreas de Preservação Ambiental (APAs) do município. O levantamento e mapeamento de solos no parque Chico Mendes, que será o segundo trabalho apresentado por Lúcio Flávio, teve como objetivo geral oferecer subsídios à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visando o re-ordenamento das atividades de uso sustentável, conservação e preservação ambiental e, das atividades sociais e culturais desenvolvidas neste ambiente.
(
Página 20, 10/07/2007)