A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (11/07) para comemorar os 18 anos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente. Criado pela Lei 7.797/89, o FNMA apóia projetos ambientais em todo o País. Seu objetivo é contribuir, como agente financiador, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente.
Na reunião, sugerida pelos deputados Sarney Filho (PV-MA) e Nilson Pinto (PSDB-PA), serão lançados o selo comemorativo do aniversário e o livro "O Fortalecimento de Fundos Socioambientais: Experiências e Perspectivas", uma publicação do fundo. Também serão discutidas formas de financiar o desenvolvimento sustentável no Brasil.
A audiência contará com a participação das comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e Mista de Mudanças Climáticas; da Frente Parlamentar Ambientalista; e da Fundação SOS Mata Atlântica. Foram convidados para o evento, além de parlamentares:
- o ministro das Comunicações, Hélio Costa;
- a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva;
- o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco;
- o diretor do FNMA, Elias Araújo;
- o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Custódio;
- o diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani;
- o gerente de Desenvolvimento Institucional e Sustentabilidade do FNMA, Manoel Serrão;
- a gestora do Fundo Municipal de Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, Helena Magoso;
- o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Gestor do Fundo Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, Eduardo Matedi.
A audiência será realizada no auditório Nereu Ramos, a partir das 14h.
(Agência Câmara, 09/07/2007)