O grupo 'Amigos da Água', formado por oito crianças de Linha Santa Cruz (interior do município de Santa Cruz do Sul), apresentou na última segunda-feira um relatório das visitas que fez na comunidade. O objetivo foi conscientizar as famílias para a importância da preservação dos mananciais hídricos.
Conforme o presidente Régis de Oliveira Júnior, de 13 anos, foram visitadas cerca de 200 casas e, em 81, entregues materiais escritos. “Nós conseguimos folders com o Comitê Pardo, Unisc, Corsan e Afubra.” No dia 25 de agosto, disse que haverá uma nova etapa, quando, possivelmente, o grupo receberá um apoio maior.
Acompanhado de Patrícia Steil e Douglas Walter, ele contou que foram muito bem recebidos nas residências. “Também constatamos que há muitas pessoas conscientes, mas outras que sabem pouco sobre a preservação ambiental.” No caso da água, disse que muitos não acreditam que ela possa terminar, achando ser possível usar as reservas do subsolo e mesmo a do mar. “Aí explicamos que os oceanos são salgados e que os lençóis freáticos já estão muito contaminados.”
Régis, Patrícia e Douglas ainda disseram que muita gente de Linha Santa Cruz está preocupada com o arroio da localidade, que recebe esgoto de muitas residências. “Estamos tentando falar com o prefeito, para que ele ajude a resolver esse problema”, explicou Régis.
Ainda fazem parte do grupo de amigos Júnior Eduardo Henn, Fábia da Silva, Roberto Lauschner, Daniela Schwerz e Marieli Stolben. Quem quiser contato com as crianças pode ligar para o número 8130 0257.
(
Gazeta do Sul, 10/07/2007)