Excesso de peso, problemas no trânsito, falta de cuidados com os animais.
Essas foram algumas das queixas apresentadas durante a entrevista concedida pela diretora de projetos da Aspa - Associação Santanense de Proteção aos Animais, Elda Dargélio, ao Jornal A Platéia na última quinta-feira.
De posse de uma série de leis, ela relatou que a luta da Aspa é para que seja normalizada a situação dos carroceiros em Sant’Ana do Livramento. "A justificativa dada pelo atual Diretor de Trânsito na reportagem publicada na última quinta-feira não procede, uma vez que há uma legislação em vigor (Código Nacional de Trânsito) e que não só pode como deve ser cumprida pelo município", afirmou Elda.
ProjetosA diretora de projetos da Aspa afirmou que a associação chegou a entrar em contato com o antigo diretor de trânsito de Livramento para entregar um projeto capaz de regularizar a situação. Segundo Elda, o então diretor na época, Batista Pereira, pouca importância deu ao que foi apresentado pela entidade. “Estamos muito preocupados com o que estamos vendo diariamante pelas ruas da cidade. São muitos carroceiros transportando carga de forma incorreta e prejudicando sensívelmente os animais sem falar dos riscos para a fluência do trânsito”, frisou Elda.
Carroceiro LegalEste é o nome da campanha sugerida pela Associação Santanense de Proteção aos Animais. No último dia 27 de junho, a Aspa encaminhou ao Tentente Adailton Flamarion Cassol, comandante do 3° Pelotão Ambiental da Brigada Militar em Sant’Ana do Livramento, o pedido de apoio à campanha educativa Carroceiro Legal, nos moldes de contenção, através de entrega de material informativo sobre o Código Municipal de Proteção e Defesa dos Animais aos condutores de veículos de tração animal. O projeto prevê a entrega nos locais de maior incidência e circulação. O folheto a ser entregue deverá conter uma série de informações a respeito do código bem como multas e proibições contidas na lei.
(
A Platéia, 10/07/2007)