A renovação do Termo de Cooperação Técnica entre Emater/RS-Ascar, Afubra e Sindifumo ficou acertada semana passada. Durante a Reunião Técnica do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Socioambiental em Microbacias Hidrográficas, realizada na sede da Afubra, direção, técnicos e representantes das três instituições apresentaram um relato das atividades desenvolvidas nas Microbacias Hidrográficas de Agudo, Arvorezinha, Cristal e Santa Cruz do Sul.
O presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, ressaltou a necessidade de ampliar as ações e fortalecer ainda mais a parceria na área de preservação ambiental. Há quatro anos as quatro microbacias hidrográficas escolhidas passaram a beneficiar 120 propriedades. Dessas, oito se tornaram referência. No encontro os dirigentes definiram que cada região vai elaborar um plano de trabalho, que fará parte do novo convênio, a ser assinado em 28 de setembro.
Até 2011 a meta do projeto é promover a conservação do solo, a qualidade da água dos mananciais e a difusão de sistemas de manejos de solos nas regiões produtoras de fumo no Estado. As propriedades são monitoradas quanto ao plano de uso, manejo e conservação do solo, garantido por meio da parceria com os produtores e as três instituições.
(
O Informativo do Vale, 10/07/2007)