Os 153 milímetros de chuva registrados no domingo e ontem em Passo Fundo (RS) correspondem à média histórica de precipitações do mês de julho na cidade, segundo o observador do Centro de Meteorologia da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio.
Nessa segunda-feira, houve transtornos em diferentes pontos da área urbana, principalmente baixada da vila Nova, onde cinco casas foram parcialmente alagadas. O leito da rua Manoel Beckmann ficou parecendo um rio. A pracinha da comunidade também ficou alagada e a água formou uma espécie de cascata nas escadarias. A chuva intensa também danificou o telhado de uma creche na vila Luiza. Os bombeiros tiveram que cobrir o prédio com lona, mas não houve necessidade de retirar as crianças do local. Houve inundações também nos loteamentos Leonardo Ilha e Professor Schisler.
Segundo a prefeitura, a principal causa dos alagamentos é o entupimento das bocas-de-lobo, em conseqüência do acúmulo de lixo. A Secretaria Municipal de Obras mobilizou as suas equipes para desobstrução dos canais. O secretário Décio Ramos de Lima fez um apelo à população para que não jogue mais o lixo nas ruas. Advertiu que essa prática provoca o entupimento dos bueiros e, conseqüentemente, os alagamentos.
(
CP, 10/07/2007)