(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
biocombustíveis etanol fao
2007-07-10
FORTALEZA - Apesar de ter divulgado no início do mês, em conjunto com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um estudo que detecta um aumento substantivo no preço dos alimentos em função da expansão dos agrocombustíveis no mundo, a FAO, órgão da ONU para agricultura e alimentação, tem defendido o uso da terra para a produção de energia como uma opção econômica principalmente na América Latina.

Segundo o informe Perspectivas Agrícolas 2007-2016 OCDE-FAO, “o uso crescente de cereais, cana de açúcar, sementes oleaginosas e óleos vegetais para produzir substitutos dos combustíveis fósseis” é um fenômeno que está elevando os preços dos grãos e, de forma indireta através do encarecimento da ração, dos produtos de origem animal. Segundo o documento, a alta dos preços dos produtos agrícolas é “motivo de preocupação para os países importadores, bem como para as populações urbanas pobres”.

Apesar deste diagnóstico, o diretor da FAO para a América Latina, José Graziano da Silva, tem defendido o uso da terra para produção de energia como uma alternativa econômica para a região e principalmente para o Brasil.

Em julho do ano passado, durante um seminário sobre agroenergia no Chile, Graziano afirmou, em discurso para ministros do Brasil, Chile e Argentina, que, “se a transição energética introduz uma sombra de incerteza em outras regiões do mundo, no nosso caso a abundância de terras, o clima, a experiência acumulada, a disponibilidade de mão de obra e a cooperação crescente entre os governos abre uma oportunidade única para fazer da agroenergia o pilar de um projeto de futuro (...). É um novo modelo de desenvolvimento que precisa ser multiplicado e aperfeiçoado em escala continental – tarefa para um esforço de cooperação que tem na FAO, desde já, um aliado pronto para servir e somar”.

Durante a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrida na última semana em Fortaleza, Graziano voltou a defender a expansão da agroenergia no Brasil, acompanhada de uma regulação da atividade que confronte os principais problemas ambientais, sociais e trabalhistas intrínsecos à atividade, mas o próprio presidente da FAO, Jaques Diouff, reconheceu que o órgão não tem acúmulo suficiente sobre o tema para apontar soluções para os passivos socioambientais.

Segundo Diouff, a FAO considera a segurança alimentar um problema ético, político e econômico, cuja solução estaria no “acesso dos pobres à terra e aos recursos naturais”; mas caberia aos governos administrar a disponibilidade destes recursos, e fazer com que a produção de alimentos e a de ageoenergia não sejam excludentes.

Questionado sobre a realidade da atividade sucroalcooleira no Brasil, responsável, historicamente, pela concentração de terras, pelo desrespeito às leis trabalhistas e pela perpetuação da pobreza (os pólos canavieiros no Nordeste apresentam um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano do país), Diouff afirmou que o órgão “está estudando o problema e ainda não pode dar a informação necessária”.

Por outro lado, de acordo com Diouff, a expansão da agroenergia é um fato consumado, e vai depender das políticas domésticas lidar com os problemas decorrentes. “Como ha demanda [para a agroenergia],vai ser feito. As condições é que terão que ser discutidas”. Em todo caso, avalia, é importante analisar as perspectivas de participação da agricultura familiar neste mercado, questão que será tema de uma conferência internacional programada pela FAO para novembro. A proposta teria sido levada ao governador da Bahia, Jaques Wagner, neste fim de semana, ja que a idéia é realiza o evento em Salvador.

Controvérsias
O tema dos agrocombustíveis foi um dos mais controversos nos debates da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. No primeiro dia do evento, o ex-deputado mexicano e convidado internacional, Victor Soares, fez um relato contundente dos problemas de insegurança alimentar vividos pelo México com a explosão da demanda por agroenergia nos EUA, país que quer dobrar sua produção de etanol de milho até 2017.

“Desde que o México assinou o NAFTA (acordo de livre comércio EUA/México/Canadá), apostou tudo no livre comércio e na exportação. Hoje, com 105 milhões de habitantes, 15% da população mexicana sofre de desnutrição – destes, 30% estão na zona rural e 44% são indígenas. Por outro lado, em função do alimento barato e de péssima qualidade imposto pela industria de alimentos americana, o México é o segundo país do mundo com mais problemas de obesidade. Com a exportação do milho para os EUA, a tortilla, principal alimento do país, aumento 100%.” afirmou Soares.

Segundo a conselheira do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), Maria Emília Paheco, que coordena o programa de segurança alimentar da ONG Fase, o que está em jogo neste debate é o modelo de desenvolvimento que será adotado no país. Para ela, antes de investir no planejamento da expansão do agronegócio canavieiro com base no discurso “ha muita terra agriculturável disponível”, o governo teria que cumprir com obrigações constitucionais anteriores, como demarcar os territórios indígenas, quilombolas e das demais populações tradicionais, que, junto com as unidades de conservação, perfazem mais de 25% do território nacional. Apesar de achar que a “propaganda” dos agrocombustíveis feita pela FAO não chegou a interferir nos debates da Conferência, Maria Emília considerou que o órgão aderiu ao embate político sobre a questão, principalmente junto aogoverno.

Entre os movimentos sociais do campo, o tema é tratado como uma questão extremamente delicada. Por um lado, existe um certo consenso de que o programa do biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi gestado como um projeto de inclusão social da agricultura familiar principalmente no Norte e Nordeste, pode ser uma boa complementação financeira se não intervir na produção de alimentos. Setores da Via Campesina estão discutindo inclusive a proposição de um novo órgão estatal responsável pela normatização da agroenergia, mas a idéia é rejeitada pelo MDA.

Por outro lado, segundo Arnoldo Campos, um dos principais gestores do programa do biodiesel no MDA, o ministério está se preparando para entrar no debate do etanol para defender a entrada da agricultura familiar neste mercado. Segundo ele, a questão é mais complicada do que o programa de biodiesel por conta da logística do etanol, ja que a cana é extremamente perecível e não pode ser armazenada como os grãos do biodiesel. “Mas estamos buscando soluções, como pequenos alambiques que poderiam pré-processar a matéria prima. Mas estamos em fase de estudos”, afirma Campos.

Na prática, porém, segundo Almir Xavier, dirigente do MST em Pernambuco, a viabilidade da cana na pequena propriedade é mínima. É uma cultura de manejo muito penoso, que acaba rendendo cerca de R$ 6 mil/ano a um assentado da Zona da Mata pernambucana, explica. Em alguns casos, acabou se tornando a única opção do assentado, que, por outro lado, chega a passar três meses comendo apenas mandioca. “Ele não dá conta de plantar outras coisas, a cana exige muita dedicação. Isso acaba sendo péssimo para a sua segurança alimentar e nutricional, e para a qualidade de vida em geral”, afirma Xavier.

(Por Verena Glass, Agência Carta Maior, 09/07/2007)

desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -