Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizaram na manhã desta segunda-feira (09/07) um protesto na estátua do Cristo Redentor, no Rio. Eles aproveitaram a escolha do Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo para chamar a atenção para o movimento da categoria, em greve desde 14 de maio.
"Foi um protesto pacífico. Colocamos uma bandeira do Ibama no peito do Cristo [Redentor]", disse Jonas Corrêa, presidente do Asibama (Associação Nacional dos Servidores do Ibama).
Os grevistas do Ibama tentam derrubar no Senado a MP (medida provisória) 366, que criou o Instituto Chico Mendes.
Para os grevistas, a novo órgão esvazia as atribuições do Ibama e dá início ao que eles chamam de "desmonte" da instituição.
No final de abril, o governo anunciou a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente, que incluiu a divisão do Ibama. Pela divisão, o Instituto Chico Mendes fica responsável pelas unidades de conservação da natureza e por programas de pesquisa da biodiversidade. E o Ibama fica responsável pela concessão das licenças ambientais.
Ainda ontem, os grevistas prometiam realizar um novo protesto na Praça dos Três Poderes, em Brasília. No novo protesto, os grevistas do Ibama dizem que pregarão cruzes para sinalizar o fechamento das superintendências do órgão.
(
Folha Online, 09/07/2007)