A Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos e Produtos para as Agroindústrias Familiares, denominada Agro In Familiar, em Lajeado, terá sua primeira edição realizada no período de 17 a 21 de abril de 2008, conforme decisão tomada por membros da comissão provisória em reunião recente. O evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), será realizado nas dependências do Parque do Imigrante.
A feira tem como objetivos estimular a negociação e apresentação de novas tecnologias voltadas à agroindústria familiar e difundir as principais novidades em equipamentos e produtos que atendam as necessidades dos pequenos e médios agricultores com vistas à implantação ou desenvolvimento de seu negócio.
Para o presidente da Acil, José Inácio Lenz, a feira será uma oportunidade para demonstrar e divulgar o potencial econômico do Vale do Taquari através dos vários produtos e serviços do setor que estarão disponíveis durante o evento. "Além de estimular o desenvolvimento e a divulgação de novos produtos, máquinas e equipamentos voltados para a agroindústria familiar, a feira deve viabilizar a troca de informações, otimizar a produção, o processamento e a comercialização dos produtos e dinamizar o potencial econômico em toda a cadeia produtiva."
Apoiador desde o primeiro momento da promoção da feira, o economista Oreno Ardêmio Heineck, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari) e assessor executivo da reitoria da Univates, chama a atenção para o crescimento do segmento primário na Expovale 2006. "O pavilhão 4 do Parque do Imigrante, totalmente tomado, evidenciou a força da agricultura e agroindústria familiares, segmento que já vimos pesquisando visando seu desenvolvimento através de outras iniciativas, como o Repensando o Agro", esclarece.
Segundo o vice-presidente da área de Eventos da Acil, Carlos Alberto Martini, o evento tem potencial para se transformar em sólida alavanca para fortalecer e desenvolver a agroindústria familiar da região e do Estado. "Esse é um desafio que deve ser encarado, com sinergia de esforços, por todas as entidades que interagem com a pequena propriedade familiar e que acreditam na força do associativismo construtivo", afirma.
IntercâmbioCom o objetivo de difundir o conhecimento e estimular o intercâmbio de informações entre os integrantes do setor a Agro In Familiar promove o encontro de pequenos e médios produtores rurais, técnicos e lideranças agrícolas com as indústrias através de palestras, seminários e diversas atividades programadas, capazes de difundir o conhecimento e estimular o intercâmbio de informações entre os integrantes do setor.
(
O Informativo do Vale, 09/07/2007)