Foi instalado ontem (09/07) o Comitê Pró-Transposição do rio São Francisco. Em solenidade que aconteceu Cine Bangüê, Espaço Cultural, em João Pessoa (PB), o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) nomeou o Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto presidente do Comitê.
Cássio afirmou que na primeira semana de agosto os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte promoverão uma série de atividades em defesa do projeto de transposição de águas do São Francisco e que no dia 22 representantes farão ato em Brasília, na Esplanada dos Ministérios.
Além do governador e de Dom Aldo, também esteve presente, entre outras autoridades, o General Fraxe, do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, responsável pela obra que, segundo ele, serão iniciadas assim que o Ibama enviar a autorização. "Quando a autorização chegar nós rasgaremos a terra", disse.
O arcebispo, que presidirá o comitê, voltou a cobrar um posicionamento mais firme da bancada federal paraibana e dos agentes públicos em defesa do projeto. “A Igreja tem colaborado nesta discussão e não vai se omitir. Da mesma forma, os agentes públicos devem agir”. Para ele a ignorância ainda é o maior entrave das obras.
(
Correio Popular, 09/07/2007)