O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, disse nesta segunda-feira (09/07) que o biocombustível é apenas um dos caminhos para o mundo enfrentar o problema do aquecimento global. "Ao tratar do aquecimento global, não há apenas uma solução. O biocombustível é um dos caminhos e temos que usar todas as tecnologias e todos os recursos existentes", disse o secretário-geral em Lisboa, em resposta a uma pergunta da BBC Brasil.
Ban Ki-Moon está em Lisboa para reuniões com a presidência portuguesa da União Européia. Ele ressaltou que o problema do aquecimento global é urgente. "Precisamos tratar dessa questão agora. É absolutamente necessário ter uma visão global e a participação de toda a comunidade internacional." Na reunião na capital portuguesa, o secretário-geral da ONU discutiu as posições do bloco sobre a missão de paz européia no Kosovo, a situação no Darfur, o processo de paz no Oriente Médio – em que a ONU, a União Européia, os Estados Unidos e Rússia constituem o quarteto que vai propor soluções para o conflito – e as eleições no Timor Leste.
Na semana passada, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgaram um relatório que indica que a produção de biocombustíveis pode provocar um aumento no preço dos alimentos. "Este fenômeno [de uso de alimentos como combustíveis] vai fazer subir os preços dos cereais e, de forma indireta, através do custo mais alto das rações, também dos produtos da criação animal", afirma o relatório Perspectivas Agrícolas para 2007-2016.
(Por Jair Rattner,
Reuters, 09/07/2007)