Incêndios florestais estão ameaçando casas e estradas em pelo menos dez Estados americanos. Uma pessoa morreu e 27 casas foram destruídas em Black Hills, no Estado de Dakota do Sul, de acordo com autoridades locais. Moradores de pelo menos 50 propriedades já fugiram das chamas, que queimaram uma área de 23 quilômetros quadrados desde que o incêndio começou, no sábado, provocado por um raio.
Outros incêndios foram registrados no oeste do país, da Califórnia ao Estado de Washington. Bombeiros e voluntários tentam combater as chamas. Temperaturas de quase 40 graus, depois de um inverno mais seco do que o normal, criaram as condições ideais para os incêndios. Alguns foram iniciados por relâmpagos. Em Utah, o incêndio entrou para a história como o pior já registrado. As chamas devoraram quase 120 mil hectares de mata. Alguns moradores da região de Cove Fort perderam tudo. De lojas e casas, sobraram cinzas.
A fumaça prejudicou a visibilidade em várias estradas, provocando acidentes que mataram duas pessoas em uma rodovia perto de Richfield. As autoridades foram obrigadas a interditar trechos de estradas interestaduais por causa do avanço das chamas. Em Colorado, Califórnia, Arizona, Idaho, Montana, Nevada, Novo México, Washington e Oregon, muitas pessoas tiveram que deixar suas casas.
(
BBC, 09/07/2007)