A escassez de recursos naturais provocada pela mudança climática poderá causar guerras no futuro, de acordo com uma análise de dados históricos realizada por pesquisadores da Universidade de Hong Kong. O trabalho, publicado na revista Human Ecology, relaciona flutuações de temperatura ao longo dos últimos 900 anos às guerras registradas no leste da China.
A equipe do cientista David Zhang analisou o impacto da mudança climática nos conflitos chineses entre 1000 e 1911, documentados na Tabulação das Guerras da China Antiga. Os dados históricos foram referenciados a informações sobre as temperaturas no hemisfério Norte, durante o mesmo período.
Eles determinaram que a freqüência de guerras no leste da China, em particular na parte sul, tem uma forte correlação com as oscilações de temperatura. Quase todos os picos de violência e trocas de dinastia coincidem com períodos mais frios.
Os autores do trabalho concluem que "foram as oscilações na produção agrícola, trazidas pela mudança climática de longo prazo, que impulsionaram os ciclos históricos de guerra e paz na China". Eles recomendam que pesquisadores passem a levar os ciclos climáticos em consideração ao tentar determinar as causas dos conflitos da humanidade.
Tentando aplicar esses resultados ao futuro, Zhang e colegas sugerem que a escassez de recursos como água potável, energia e terra arável poderão desencadear mais conflitos armados.
(Estadão, 09/07/2007)