O deputado Fabiano Pereira participou, na tarde de sexta-feira (06/07), da inauguração da unidade gaúcha de produção de biodiesel da Brasil Ecodiesel, em Rosário do Sul. A usina empregará diretamente 66 funcionários e poderá envolver até 30 mil agricultores familiares na cadeia produtiva de biodiesel. Caberá a esses pequenos produtores o plantio das oleaginosas que servem como matéria-prima para a produção do biocombustível.
"A paisagem da Metade Sul mudará por completo a partir desse investimento. A produção de biodiesel propiciará uma nova perspectiva sócio-econômica ao município de Rosário do Sul e a toda região", destacou Fabiano, que há dois anos começou a debater com produtores e empresários do Estado as possibilidades abertas com o combustível do futuro.
A capacidade produtiva total da unidade de Rosário do Sul é de 300 mil litros de biodiesel por dia. Inicialmente, porém, serão processados , mensalmente, 15 mil toneladas de soja, 2,7 mil toneladas de óleo vegetal bruto, 10,5 mil toneladas de farelo de soja, 800 toneladas de cascas de lecitinas, 8,2 mil toneladas de biodiesel e 900 toneladas de glicerina.
A solenidade contou com a presença do diretor nacional da Ecodiesel, Nelson Silveira, a governadora Yeda Crusius, do presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes, deputados Adão Villaverde, Miki Breier, Rossano Gonçalves, prefeito de Rosário do Sul, Nei Padilha, dentre outras autoridades.
(Por Marcelo Nepomuceno,
Agência de Notícias AL-RS, 06/07/2007)