A coordenação-geral do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA) está no Rio Grande do Sul e encerra hoje o trabalho de avaliação de projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e pela Fepam. O grupo, que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, chegou ao Estado na última segunda-
feira.
O objetivo da avaliação é identificar avanços na gestão ambiental no Brasil. O PNMA analisou os projetos de controle da contaminação ambiental decorrente da suinocultura, coordenado pela Sema, e de gerenciamento costeiro, licenciamento ambiental e monitoramento da qualidade da água, controlados pela Fepam.
Todas as iniciativas receberam recursos do programa. No início da semana, consultores do PNMA e o coordenador do Projeto da Suinocultura da Sema, Niro Afonso Pieper, visitaram os municípios de Três Passos e Santa Rosa, e participaram de atividades de campo.
Foram realizadas visitas a unidades de produção que sofreram intervenções para adequações ambientais. O grupo também entrou em contato com prefeituras, Corsan e com o Núcleo de Criadores de Suínos.
(
VS, 06/07/2007)