A Comissão Especial sobre as Bacias dos Rios do Sinos e Gravataí, da Assembléia Legislativa, promove na próxima segunda-feira audiência pública para debater os problemas dos rios e reunir sugestões de ações. A reunião será realizada na Unisinos, no auditório das Ciências Jurídicas, a partir das 14 horas.
A audiência faz parte do cronograma de reuniões da comissão, que já reuniu especialistas, autoridades e testemunhas no trabalho de análise do problema de poluição dos rios. Ao final do cronograma, será produzido um relatório com estudos e propostas, além dos registros das discussões promovidas nas reuniões.
Para o padre Aloysio Bohnen, presidente do Comitesinos, que terá representantes no encontro, o texto final do relatório “se transformará em uma ferramenta política importante para incluir nossas prioridades de investimentos nos programas de governo dos municípios, do Estado e da União.”
O grupo de deputados busca identificar soluções de curto prazo para amenizar o problemas das bacias, “mas sem perder o longo prazo de vista”, conforme já afirmou o presidente da comissão, deputado estadual Alceu Moreira (PMDB). A idéia é identificar a possibilidade de se promover ações emergenciais nos dois rios.
Os trabalhos do grupo foram iniciados no último dia 3 de maio e, desde então, além das reuniões ordinárias na Assembléia Legislativa, uma audiência pública já foi promovida no câmpus da Ulbra em Gravataí.
(
VS, 06/07/2007)