A partir de janeiro do próximo ano, quando entra em vigor a obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel em todo óleo diesel vendido no Brasil, muda também o sistema de aquisição do produto.
Conforme a gerente de aquisição de biocombustíveis da BR, Maria Cristina Ferreira, as compras da Petrobras nos leilões promovidos este ano pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) garantem estoque até o final de 2007. A partir de janeiro, as negociações passam a ser livres entre as distribuidoras de combustíveis, responsáveis pela mistura, e os produtores do país. A executiva esteve ontem em Porto Alegre, onde participou do 4º Agrimark Brasil, realizado pelo Instituto Universal do Marketing em Agribusiness (I-uma), em parceria com o Canal Rural.
Embora ainda não exista a obrigatoriedade da adição, mais de 70% da rede de postos BR já oferece o B2, como é chamado o diesel com mistura de 2% de biodiesel. Segundo Maria Cristina, haverá produção para abastecer as distribuidoras, mercado estimado em 1 bilhão de litros ao ano.
(
ZH, 06/07/2007)