A reunião conjunta das comissões de Agricultura, Serviços Públicos, Finanças e Economia da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul iniciou-se às 10h20 desta quinta-feira (05/07), em Pelotas, dentro da programação da segunda interiorização da Assembléia Legislativa. Os trabalhos ocorreram no Centro de Eventos do Sesi. As comissões debateram o desenvolvimento sustentável da Metade Sul.
O Prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Jr. (PP), afirmou que "o povo de Pelotas sente-se verdadeiramente honrado, homenageado e emocionado" com esta interiorização. "Quero agradecer em nome da comunidade, tamanha distinção".
O evento foi aberto pelo presidente da Assembléia, deputado Frederico Antunes (PP): "Desejo que as comemorações dos 195 anos de Pelotas sejam marcadas por vários momentos, entre eles este, em que registramos o respeito a esta cidade, tão importante do nosso estado".
As comissões são presididas pelos deputados Adolfo Brito (PP, Agricultura), Pedro Pereira (PSDB, Serviços Públicos), Nelson Marchezan Jr. (PSDB, Finanças) e Nelson Härter (PMDB, Economia). Participaram do encontro mais de 30 parlamentares estaduais, além de vereadores e convidados.
Ainda compuseram a mesa o desembargador Vasco Della Giustina, vice-presidente do Tribunal de Justiça, e o representante do Governo do Estado, Gilberto Cunha, diretor geral do DAER.
A partir das 14h, aconteceu sessão plenária no auditório do Centro de Eventos da 15ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce). No Grande Expediente, a deputada Leila Fetter (PP) fez homenagem aos 195 anos de Pelotas. Da Tribuna Popular, que acontece na primeira quinta-feira de cada mês, participam representantes de entidades da região.
Importância da interiorização
Os deputados destacam a importância das interiorizações, que aproximam a Assembléia ainda mais dos gaúchos e do Rio Grande do Sul. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), destacou que este processo é importante para que as comunidades exponham suas preocupações e contribuam para o debate sobre o desenvolvimento regional. "É importante recebermos propostas e que possamos, sempre, inovar em nosso trabalho".
Nelson Härter (PMDB), presidente da Comissão de Economia, destacou o fomento à silvicultura e as barreiras que vem sendo enfrentadas em função, principalmente, dos licenciamentos pela Fepam. Destacou os setores da agropecuária e fruticultura, que precisam de incentivo. Citou a abertura do Escritório de Negócios na Metade Sul como forma de contribuir no combate às desigualdades regionais, e o florestamento como uma alavanca importante para as áreas de celulose e indústria moveleira. "Não podemos permitir que grandes empreendimentos como estes sejam mandados embora", afirmou.
Adilson Troca (PSDB), líder do governo na AL, destacou os assuntos de interesse da Região Sul que estarão em debate hoje, como forma de a Assembléia levar sugestões ao Governo na área do desenvolvimento da região, incluindo o Porto de Rio Grande e a silvicultura. "Tudo isto é muito bom para nossa região", destacou.
Raul Carrion, líder da bancada do PCdoB, diz acreditar que o momento atual "favorece uma retomada do desenvolvimento da Região Sul". Ele destacou os projetos do Governo Federal que estão alavancando a economia da região, como a aprovação do Pólo Naval de Rio Grande, a retomada de Candiota III, que vai dinamizar a produção de carvão, e as possibilidades do florestamento, "com os devidos cuidados que devem ser tomados na área ambiental".
Berfran Rosado, líder da bancada do PPS, afirma que a silvicultura "tem enorme significado para a Metade Sul do Estado, devendo gerar quase 100 mil empregos. Isto deverá mudar o perfil da região, com aumento da indústria de celulose e moveleira".
A primeira interiorização da AL ocorreu em Não-Me-Toque, durante a Expodireto. No segundo semestre, deverão ocorrer duas outras interiorizações.
(Por Vanessa Lopez e Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 05/07/2007)