A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai apresentar à Câmara dos Deputados um projeto para garantir que a ampliação da área do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), dos atuais 71 mil hectares para 200 mil hectares, proposta pelo governo federal, seja feita com base em critérios que preservem o meio ambiente e as atividades humanas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (05/07), em audiência pública com a participação de deputados federais e estaduais; prefeitos da região; e técnicos de um grupo de trabalho interministerial.
Na proposta, deverá ser defendida a criação de uma nova unidade de conservação na região da nascente do rio São Francisco, no município de Medeiros, na microbacia do Rio Samburá. O deputado Carlos Melles (DEM-MG) presidiu a audiência e disse que o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado na década de 70 junto com outros parques, agora precisa ser reavaliado.
Habitantes
O deputado Odair Cunha (PT-MG) disse que a comissão quer garantir às pessoas que estão na região do parque condições de viver no seu entorno. "O respeito ao meio ambiente significa também respeitar as pessoas que vivem naquela região há 30 anos", ressaltou.
Cunha destacou ainda que, com a aprovação da proposta do colegiado, será possível preservar o meio ambiente com projetos de manejo e restrições a algumas atividades econômicas. O relator da matéria deverá ser o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).
(Por Paulo Roberto Miranda, Agência Câmara, 05/07/2007)