A Petrobras está levando à Conferência do Pacto Global, realizada nesta quinta (05/07) e sexta-feira (06/07) em Genebra, na Suíça, a experiência brasileira na área de biodiesel. Maior encontro de lideranças empresariais promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento discutirá iniciativas e desafios empresariais que contribuam para a promoção de uma sociedade inclusiva e sustentável.
Única empresa do setor de petróleo e gás natural da América Latina a participar do Conselho Internacional do Pacto Global, por sua atuação nas áreas de responsabilidade social e meio ambiente – desde 2003 a estatal atua com base nos princípios do Pacto Global – a Petrobras é representada pelo seu presidente, José Sergio Gabrielli.
Entre os temas discutidos na conferência da ONU estão mudanças climáticas, direitos humanos e responsabilidade social e ambiental. De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, uma das principais contribuições da estatal será a apresentação do trabalho que desenvolve na produção de biocombustíveis, com destaque para biodiesel e etanol, com vistas à evolução para uma matriz energética mais limpa, com benefícios ambientais e avanços sociais.
O Pacto Global da ONU é uma iniciativa internacional, lançada em 2000, que tem como objetivo estimular o setor empresarial a cooperar para a realização de ações norteadas por princípios relativos a direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ao meio ambiente e combate à corrupção.
Na avaliação da Petrobras, trata-se de uma das maiores redes de debate internacional sobre responsabilidade social corporativa, englobando mais de 3.800 participantes de 100 países.
A conferência de líderes é presidida pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e reunirá cerca de 700 dirigentes empresariais.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 05/07/2007)