A Ama Brasil, organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é realizar projetos de recuperação de memória e programas de preservação e pesquisa do meio ambiente brasileiro, recebeu, na segunda-feira última, do Sistema do Patrimônio da União, um terreno de 64 hectares no Estado do Pará, para implantação da Base Avançada do Instituto Butantan na Amazônia, onde será construído o primeiro museu de selva do Brasil e também laboratório de pesquisa e núcleo de produção cultural para produção de livros, filmes e documentários.
Com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e ambiental brasileiro, José Eduardo e Luiz Felipe Moura criaram a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que agora desenvolve o projeto arquitetônico Bioconstrutivo, na cidade de Belterra, na margem direita do rio Tapajós. A Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) é responsável pelo projeto e cooperação técnica, e vai utilizar energias renováveis e tecnologia ambientalmente corretas, enquanto a Ama Brasil responde pela gestão, administração da base, implementação e captação de recursos.
Os objetivos da implantação da Base Avançada do Instituto Butantan na Amazônia são criar difusão cultural, contribuir para o ensino, estimular curiosidade científica, despertar paixão pelo meio ambiente , criar modelo de turismo sustentável e aumentar o desenvolvimento da região através do conhecimento da biodiversidade, preservação e pesquisa.
Primeiro museu de selva do mundoA Base Avançada e Museu de Selva do Instituto Butantan na Amazônia é o primeiro museu de selva do mundo, empenhado em estudar, catalogar, classificar e expor novas descobertas. Embora não seja um posto de saúde, como o Instituto Butantan em São Paulo, a base terá parcerias com escolas e hospitais, atuando como agente de conscientização da população local e, posteriormente, a brasileira.
Em suas instalações, além de um completo e equipado laboratório, haverá um núcleo de mídia para a produção de documentários e livros.
Uma equipe acompanhará o pesquisador em suas incursões e pesquisas –em estudos dos quatro grupos de serpentes do Brasil ou de uma árvore de 500 anos, por exemplo– e produzirá materiais educativos e de qualidade, o que o país carece atualmente. O projeto ainda realiza um amplo desenvolvimento socioeconômico na região, criando novos empregos e oportunidades para as comunidades que vivem no entorno.
Interesses públicosA Ama Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, ou seja, ela é uma ligação direta entre o governo e a população e, como o nome diz, representa os interesses públicos em sua área de atuação.
As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público foram criadas em 1999 como uma iniciativa do governo federal para organizar o terceiro setor no Brasil e fazer com que ações sociais sejam comandadas pelo próprio povo, de acordo com suas necessidades e com muita transparência. As pessoas se manifestam, a Oscip age e o governo fiscaliza, como se terceirizasse serviços.
(
Jornal do Commercio, 05/07/2007)