Às 7h de ontem, um carro e um caminhão que carregava produtos tóxicos se chocaram de frente no km 39 da rodovia BR-392 (Santa Maria-Rio Grande), em Rio Grande. Os motoristas dos dois veículos morreram, e a carga atingiu um banhado localizado no acostamento da pista.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), antes da colisão frontal, o Astra, com placas de Pelotas, bateu na traseira de um caminhão e invadiu a pista contrária. Nesse momento, o carro, que voltava de Rio Grande, acertou a frente de uma carreta Volkswagen. Rodrigo Helwig, 23 anos, motorista do Astra, e o paranaense Rogério Ferreira, 37 anos, condutor do caminhão, morreram no local. Os dois veículos mergulharam no banhado.
Segundo Luiz Fernando Guaragni, químico do serviço de emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), houve vazamento da carga tóxica, transportada em bombonas plásticas de 50 litros e de 1 mil litros. Hoje pela manhã, as bombonas e o caminhão serão retirados do banhado para que os técnicos possam avaliar quais produtos vazaram e qual a quantidade.
- As bombonas têm isolamentos, e como o banhado não tem ligação com outros mananciais, não há possibilidade de maiores riscos à natureza - projeta Guaragni.
Os recipientes continham hipoclorito solução, soda cáustica solução, ácido fosfórico líquido e sulfúrico solução. Cerca de 50 pessoas trabalharam no atendimento da ocorrência.
(
ZH, 05/07/2007)