As ações de combate à dengue em Novo Hamburgo receberam reforço desde o início desta semana. Dezesseis agentes de saúde da 1.ª Coordenadoria da Saúde, auxiliados por 15 agentes municipais, deram início segunda-feira ao mapeamento do município. O trabalho de atualização do cadastro dos prédios é uma ação preliminar ao Levantamento de Índice Rápido (Lira) que será realizado a partir do dia 16 de julho.
Conforme o coordenador dos agentes de saúde, Josoé da Silva, com o levantamento será possível verificar qual é a real situação do município em relação à dengue. ‘‘Todas as construções serão visitadas. Já nos prédios, apenas os apartamentos ou salas do térreo serão analisadas’’, enfatiza. Estado e Prefeitura disponibilizaram oito veículos.
O agente de saúde municipal Anderson Ferreira, que ontem percorria as ruas do bairro Canudos junto com o funcionário do Estado Nildo Bulbolz, explica que o trabalho é de conferência dos prédios que estão nos registros da Prefeitura e de inclusão das novas construções na listagem. Segundo Silva, o mapeamento deve estar concluído até o dia 12. ‘‘Baseado no número de imóveis e de quarteirões, o programa Lira lançará o número de funcionários necessários à pesquisa’’, enfatiza.
Desde abril, quando dois focos de larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontrados no município, 20 casos suspeitos foram notificados. Destes, três casos ainda estão sob investigação e 14 foram descartados. Outros três foram contraídos em outro território.
(Por Claudia Vogel,
NH, 05/07/2007)