A Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Abisama), com o apoio de representantes de várias entidades, fez ontem (04/07), no Auditório Nereu Ramos, da Câmara, um ato público em protesto contra a medida provisória (MP) que modificou a estrutura do Ibama.
A ação foi dirigida pelo presidente nacional da Abisama, Jonas Corrêa. Participaram da manifestação senadores e deputados, além do presidente do PV de Paulo Afonso (BA), Aldo Carvalho da Silva, do secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Costa, do dirigente da Central Única dos trabalhadores do Distrito Federal Carlão e da representante do Comando Nacional Unificado de Greve do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Marcela Machado, de acordo com a Abisama. Todos falaram na manifestação.
Também estiveram no ato cerca de 300 funcionários do Ibama, Incra, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além de manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da CUT, assessores parlamentares e convidados. Os congressistas falaram sobre a adesão ao movimento, destacando solidariedade à greve, à derrubada da MP e ao fortalecimento do Ibama. O Comando Nacional de Greve decidiu pela continuidade dos trabalhos, realizando um corpo-a-corpo com os senadores, principalmente nos Estados e buscando apoio dos movimentos sociais.
(
Agência Estado, 04/07/2007)