O Ibama participou, na manhã desta quarta-feira (04/07), na Câmara dos Deputados, da reunião de formação do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Ambientalista. O propósito do grupo é defender a biodiversidade nacional, combater crimes ambientais e promover um desenvolvimento sustentável e harmonioso da fauna.
A idéia é reivindicar leis que instituam penas mais duras para crimes como o tráfico de animais silvestres. Pela atual legislação, um traficante é enquadrado no mesmo artigo que uma pessoa que guarda um animal silvestre em casa.
O Ibama, órgão executor das políticas para o meio ambiente do Governo Federal, apóia a iniciativa. Outro parceiro da luta é a Federação de organização não governamentais WSPA (sociedade Mundial de Proteção Animal). O encontro na Câmara contou também com a presença da organização Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres).
Na pauta, a discussão de programas como a Costa Atlântica, lançado em 2006 pela fundação SOS Mata Atlântica que visa à conservação da biodiversidade, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentável dos territórios costeiros marinhos. Na reunião de hoje, o Grupo de Trabalho lançou o informativo nº. 1 da Frente Ambientalista.
(Ascom Ibama/Sede, 04/07/2007)