Seis municípios de Pernambuco que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estão sendo beneficiados com um programa de gestão de resíduos sólidos. A iniciativa começou a ser implementada no início desta semana, pela Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
As ações, que incluem educação ambiental da população, representam investimentos de R$ 623 mil dos governos federal e estadual.
Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aristides Monteiro, sem a conscientização das pessoas as medidas não terão resultados eficazes. “Na questão do lixo, é importante a sensibilização dos moradores para melhoria da qualidade de vida de todo o município”, disse.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que está sendo concluído pelas prefeituras das cidades contempladas com o auxílio de profissionais de duas consultorias contratadas, prevê ações para melhorar o acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e deposição do lixo, com o objetivo de proteger a saúde pública. Também estão programadas obras para construção de aterros sanitários.
As cidades favorecidas são Manari, Ibimirim, Inajá, Custódia, Sertânia e Tacaratu.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 04/07/2007)