A juíza da 4ª Vara da Fazenda do município do Rio de Janeiro, Maria Paula Gouvêa Galhardo, suspendeu a realização do show Live Earth sábado (07/07), na Praia de Copacabana, ao atender pedido do Ministério Público. O Live Earth é um projeto que será realizado em nove cidades do mundo. Durante 24 horas uma maratona de shows deverá acontecer simultaneamente com o objetivo de estimular a reflexão sobre o meio ambiente. O show, que estava previsto para o Rio de Janeiro, seria a única apresentação gratuita do evento.
De acordo com o promotor de Justiça Eduardo Santos de Carvalho, a expectativa era que o evento recebesse cerca de 700 mil pessoas. Segundo ele, um número maior que a população do município de Niterói.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, os organizadores do evento receberam autorização para realizar o show, mas a polícia ressaltou que poderia haver dificuldades para garantir a segurança do público, já que grande parte do efetivo policial está comprometido com a segurança dos Jogos Pan-Americanos e com a ocupação do Complexo do Alemão.
De acordo com a promotora de Justiça Denise Tarin, caso o evento aconteça os organizadores, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Turismo terão que pagar uma indenização referente a possíveis danos causados ao meio ambiente.
“O número de eventos, as proporções que esses eventos estão alcançando, nos faz ver que não podemos focar esses eventos só no lado do entretenimento e da cultura. Dois valores constitucionais devem ser avaliados: direito ao meio ambiente equilibrado e também à questão da segurança”, afirmou a promotora.
Em nota, a Secretaria de Turismo diz que ainda não foi informada oficialmente sobre a suspensão do show, mas se compromete a informar e cumprir todas as determinações judiciais necessárias para a realização do evento.
Os organizadores ainda podem recorrer da decisão.
(Por Mariana Borgerth, Agência Brasil, 04/07/2007)