Reunidos nesta quarta-feira (04/07) em Lisboa, na primeira Cúpula Empresarial Brasil- União Européia, empresários brasileiros e europeus definiram suas prioridades para a agenda de parceria estratégica entre as duas regiões. Entre as recomendações, os empresários propõem que Brasil e União Européia usem seu peso internacional na Organização Mundial do Comércio para que a Rodada Doha seja concluída até o final de 2007. “Alcançar o ambicioso objetivo da conclusão das negociações desta rodada é a prioridade das empresas de ambas as partes”, diz a declaração conjunta.
O acordo de associação Mercosul-União Européia – paralisado desde 2004 pela insatisfação recíproca com as ofertas apresentadas – também recebeu recomendações do empresariado.Eles pedem que as negociações sejam mais “ambiciosas”.
O empresariado também sugere que Brasil e EU trabalhem em conjunto para a conclusão de um enquadramento multilateral que contenha alterações para as mudanças climáticas. Nesse contexto, ressaltam a necessidade de normatização do mercado de biocombustíveis e de abertura dos mercados para suas matérias-primas.
As parcerias Público-privadas e as concessões públicas foram citadas como fundamentais para a implementação do Programa de Aceleração do Crescimento do governo brasileiro e da Estratégia Européia para o Crescimento e o Emprego.
Por fim, os executivos das duas regiões sugerem a implementação de políticas que promovam a competitividade e a inovação - na avaliação dos empresários, “instrumentos cruciais” para a geração de emprego e promoção do crescimento econômico.
O documento foi entregue aos chefes de estado e de governo presentes ao encerramento do encontro. Na ocasião também foi anunciada assinatura de protocolo entre a Petrobras e a Galp Energia para implementação conjunta de projetos de produção, comercialização e distribuição de biodiesel.
(Por Mylena Fiori, de Lisboa/Portugal, Agência Brasil, 04/07/2007)