Parece piada, ou talvez apenas uma lenda urbana que nasceu do livro do Dr. Seuss "Green Eggs and Ham". Mas cientistas alimentícios dizem que esta afirmação não é um mito. A realidade é que batatas verdes contém altos níveis de uma toxina, chamada solanina, que causa náuseas, dores de cabeça e problemas neurológicos. Batatas naturalmente produzem pequenas quantidades de solanina como defesa contra insetos, porém tais níveis aumentam com a exposição prolongada à luz e altas temperaturas.
A coloração verde é causada pelos altos níveis de clorofila, que por si só é inofensiva. Mas também é um sinal de que os níveis de solanina, produzida ao mesmo tempo que a clorofila, também aumentaram. Segundo um relatório recente feito por Alexander Pavlista, professor de agronomia e horticultura na Universidade de Nebraska, Lincoln, uma pessoa de 45kg precisaria comer cerca de
A pesquisa notou que a maioria das batatas verdes nunca chegam ao mercado. Mesmo assim, para evitar o desenvolvimento da solanina, é melhor armazenar as batatas em locais frescos e longe da luz, e descartar as partes verdes antes do consumo. Outra boa dica: se o gosto estiver amargo, não coma. Diferente da história do Dr. Seuss, esta refeição verde não terá um final feliz. CONCLUSÃO: Batatas verdes possuem uma substância química que causa doenças.
(Por Anahad O'Connor, The New York Times, 03/07/2007)