Até o final do mês, a Fepam deverá enviar ao Consema o substitutivo do zoneamento ambiental da silvicultura. O documento está sendo elaborado com base nas contribuições apresentadas nas quatro audiências públicas realizadas no mês de junho no Estado. 'Vamos retirar as restrições mais exageradas', admite a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini. O zoneamento deverá regular o plantio de florestas a partir do ano que vem.
A liberação das licenças necessárias para o cultivo em agosto está em pleno andamento e feita com base na legislação ambiental. O cronograma da força-tarefa instituída pela Fepam para dar conta dos pedidos vem sendo cumprido. A Aracruz já teve liberado o plantio de mil hectares dos 3,5 mil solicitados. 'Estamos em processo de vistoria de 2,5 mil ha e deveremos emitir as licenças de operação (LO) até segunda-feira.'
A Stora Enso recebeu a licença prévia (LP) para sete áreas e, agora, deve entrar com o pedido de LO para ter o cultivo autorizado nesses 2,5 mil ha. Apenas uma área de 900 ha ainda não recebeu qualquer parecer. 'Este local exige mais estudo para liberação da LP', explica. Já a Votorantim recebeu as licenças prévias para plantio em quase 5 mil ha, mas ainda não encaminhou a documentação para as LOs. Granflor (2,34 mil ha), Tanagro (1,75 mil ha) e Voipe Cascade (5,22 mil ha) estão autorizadas a realizar o replantio.
(
CP, 04/07/2007)