O secretário-adjunto da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Luiz Zaffalon, participou da reunião da Comissão Especial sobre a Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí, ocorrida nessa segunda-feira (02/07), no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Gravataí.
Entre os assuntos discutidos no encontro, destaca-se a situação atual das bacias e dos rios, a ocupação irregular das margens dos rios e recursos para implementação de projetos para saneamento.
Segundo Zaffalon, recursos na ordem de R$ 200 milhões serão aplicados nas bacias dos rios Gravataí e Sinos. “O governo do Estado, através da secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, busca verbas junto ao PAC. O secretário Marco Alba tem mantido contato permanente com o Ministério das Cidades e realizado reuniões em Brasília com a finalidade de agilizar a liberação dos recursos”, destacou.
Compareceram ao encontro os representantes da Caixa RS, Metroplan, instituições ligadas ao meio ambiente e o presidente da Corsan, Mário Freitas, que frisou que a empresa faz um trabalho conjunto com a secretaria para manter uma central de projetos, “só existem recursos a partir de projetos executivos que possibilitarão aos municípios disputar recursos financiados, onerosos ou não. A prefeitura que tiver um projeto adequado às exigências da CEF ou do Ministério das Cidades, está com meio caminho andado”, ressaltou o presidente da Corsan.
(
Litoral Norte, 03/07/2007)