A empresa brasileira de pesquisas geológicas High Resolution Technology Petroleum (HRT) vai procurar petróleo nas florestas tropicais no centro da República Democrática do Congo.
O anúncio foi feito pelo ministro congolês do Petróleo, Lambert Mende, que em entrevista à imprensa local disse que a empresa terá sob sua responsabilidade a sondagem preliminar de uma área de 800 mil quilômetros quadrados na bacia de Cuvette Centrale.
O mesmo responsável adiantou que as estimativas iniciais apontam para a existência de dez milhões de barris de petróleo cru leve na bacia congolesa.
Os trabalhos de sondagem dos 26 blocos deverão durar um ano. Depois de concluídos, os blocos "serão abertos para exploração", afirmou o ministro congolês.
A empresa brasileira vai receber 30% dos US$ 50 mil (cerca de R$ 96 mil) que os potenciais investidores terão de pagar para ter acesso aos dados das pesquisas, para decidirem entrar na licitação.
O processo de mapeamento do subsolo da região conta ainda com o interesse da Soco International, que explora reservas petrolíferas em África e na Ásia.
(Folha Online, 03/07/2007)