A Petrobras e a companhia portuguesa Galp Energia assinarão nesta quarta-feira um acordo para criar uma joint venture para a produção e distribuição de biocombustíveis.
Uma fonte da Galp afirmou que o acordo será fechado à margem da cúpula entre União Européia (UE) e Brasil, que reunirá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades européias, lideradas pelo presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.
Em 18 de maio, a Petrobras e a Galp Energia assinaram um memorando de colaboração que previa a exportação de óleo vegetal e biodiesel para Portugal, onde seriam refinados nas unidades de Sines e do Porto.
O princípio de acordo estabelecia que o início da produção seria em 2010 e teria um investimento de quase 200 milhões de euros (cerca de US$ 272 milhões).
O projeto prevê a produção de 600 mil toneladas de biocombustíveis, dos quais a metade deve ser exportada para países europeus.
As 300 mil toneladas restantes serão destinadas ao mercado de Portugal, que pretende conseguir que o biocombustível represente 10% do total utilizado no transporte por estrada até 2010.
(Folha Online, 03/07/2007)