A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) vai autuar em R$ 13 mil a empresa América Latina Logística (ALL) pelo vazamento de gasolina em um dos vagões que tombaram na quinta-feira no interior de Vale Verde. O órgão ainda deverá notificar a concessionária da rede ferroviária. A remoção dos últimos dois tanques no local do acidente ocorreu ontem.
O gerente da ALL, Gerson Almeida, informou que a conclusão do trabalho inicialmente estava previsto para segunda-feira. Mas as equipes decidiram interromper as atividades no período da noite para evitar possíveis riscos com a remoção. Além disso, Almeida explica que houve a troca do guindaste utilizado inicialmente por outro maior procedente de Santa Maria.
A sindicância aberta para apurar as causas do acidente deve ser concluída até sábado. Os vagões descarrilaram nas proximidades da estação desativada Professor Parreira, na localidade de Cerro Chileno, próximo à ponte da RS-244. Conforme Almeida, os três tanques que tombaram carregavam 180 mil litros de combustível e em apenas um deles houve o vazamento de aproximadamente 200 litros. Outros dois vagões foram tirados dos trilhos para viabilizar a operação de remoção dos acidentados.
A operação para remover o combustível e a estrutura começou no mesmo dia do tombamento. Almeida explica que os trilhos foram liberados ainda na tarde de quinta-feira. Segundo o gerente, o vazamento é considerado pequeno. Mesmo assim, a ALL determinou a uma empresa terceirizada a análise do solo e da água do local. Uma equipe da Fepam acompanhou toda a operação.
(
Gazeta do Sul, 04/07/2007)