O município de Makati, na região metropolitana de Manila, começa nesta semana a testar o primeiro jeepney (misto de jipe e ônibus) ecológico, uma nova versão elétrica do tradicional veículo filipino, que será alimentada com energia solar e a partir da combustão de resíduos orgânicos. Os jeepneys elétricos, que não emitem gases poluentes, farão seus primeiros percursos pelo chamado distrito financeiro, segundo o vice-prefeito de Makati, Jejomar Binay, citado pela emissora de TV filipina ABS-CBN.
Se os testes forem satisfatórios, um consórcio de empresas privadas e públicas liderado pela companhia de energia solar Solarco, apoiado pela organização ambientalista Greenpeace, vai promover o seu uso em outros municípios das Filipinas. "Poderia ser o começo de cidades filipinas mais limpas", acrescentou Binay.
O jeepney é o meio de transporte mais popular em todo o país, mas também um dos mais poluentes do mundo. Ele surgiu há mais de 60 anos, nas cidades destruídas pela Segunda Guerra Mundial. Os filipinos aproveitaram restos dos jipes dos soldados americanos, que reforçaram com chapas de alumínio. "Tunados" com cores berrantes e enfeites que fizeram deles também uma atração turística, os mais de 63 mil que circulam pelas ruas da capital contribuem para sufocar a população com o diesel de baixa qualidade que ainda utilizam.
(
Efe, 04/07/2007)