A embaixadora da Guiana no Brasil, Marilyn Cheryl Miles, comparece nesta quinta-feira (05/07), a partir das 10h, à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para falar sobre os resultados da recente visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez àquele país. Ela também irá fazer um balanço das relações comerciais entre o Brasil e a Guiana.
Após a audiência pública com a embaixadora, os membros do colegiado devem votar proposta do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) sugerindo à CRE que, em conjunto com as comissões de Assuntos Econômicos (CAE), e do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), inicie estudos visando a criação do Fundo Mundial Ambiental (FMA).
O objetivo do fundo, de acordo com a proposta de Mercadante (Indicação 00001/06), é financiar programas, projetos e ações destinados à promoção do desenvolvimento sustentável e do meio ambiente equilibrado em todo planeta. O FMA seria bancado com receitas oriundas da cobrança de uma taxa de até 1% sobre as importações de todos os países, e seria gerido e fiscalizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 03/07/2007)