A instalação da Assembléia Legislativa em Pelotas, durante a interiorização dos trabalhos marcada para a próxima quinta-feira (05/07), gera expectativa entre as autoridades municipais. "É uma honra e um privilégio receber a visita integral dos deputados estaduais do Rio Grande do Sul", afirmou o prefeito da cidade, Adolfo Fetter Jr. "Encaramos isso como uma deferência especial e estamos nos preparando para bem receber o Legislativo", completou. A segunda interiorização da 52ª Legislatura da Assembléia Legislativa acontecerá na semana em que a cidade completa 195 anos, durante a realização da 15ª edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce).
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pelotas, José Luiz Lima Laitano, que integra a comissão organizadora da Fenadoce, espera uma Sessão Plenária com lotação esgotada. "Estamos trabalhando com a prefeitura, pedindo a participação das pessoas para termos uma discussão ampla neste dia", afirmou Laitano. "Essa interiorização é de vital importância para a Região Sul do Estado, pois conseguiremos abordar assuntos pertinentes dentro de casa", avalia. "Temos temas polêmicos como o florestamento, o pólo metal-mecânico de Rio Grande e a Vitivinicultura", cita Laitano.
O presidente da Assembléia, deputado Frederico Antunes (PP), espera provocar o debate em torno de um assunto de interesse para a região. "O tema Desenvolvimento Sustentável para a Metade Sul é fundamental para analisar a possibilidade concreta de reverter a estagnação econômica de uma região cujo potencial é muito grande", analisa Antunes. "As discussões sobre os projetos de florestamento, do zoneamento agrícola, do biodiesel e das novas alternativas de produção de energias limpas - como a eólica e a biomassa -, representam possibilidades de resgate da Metade Sul".
Antunes lembra que a primeira interiorização realizada neste ano em Não-Me-Toque teve uma presença recorde de parlamentares na sessão plenária, com direito à votação de projetos. "Além disso, tivemos, pela manhã, debates sobre a questão da irrigação, assunto fundamental para a região do Alto Jacuí". A participação da comunidade também foi destacada por Antunes, confirmando que "a população tem, sim, interesse em conhecer de perto o trabalho dos deputados".
Um pouco de história
A primeira indústria de produção de charque foi instalada em 1780, em Pelotas, pelo português José Pinto Martins. Nesta época, o território pertencia a Rio Grande. Em 7 de julho de 1812, padre Felício foi ao Rio de Janeiro para solicitar a criação de uma nova freguesia chamada Freguesia de São Francisco de Paula. Em 1830, a localidade já tinha um parque industrial com mais de 20 charqueadas trabalhando ao longo do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo e, em 1832, tornou-se vila e foi batizada de Pelotas, tendo se transformado em cidade em 1835.
A partir de 1930 desenvolveu-se a cultura do arroz, trazida por Pedro Luis da Rocha Osório. Hoje, Pelotas tem 350 mil habitantes. A tradição doceira transformou-a em Capital Brasileira do Doce.
Confira a programação de quinta-feira
A partir das 9h30, a audiência pública conjunta das comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; Economia e Desenvolvimento; Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle; e Serviços Públicos debaterá Desenvolvimento sustentável para a Metade Sul. A reunião será coordenada pelos deputados Adolfo Brito (PP), Nelson Härter (PMDB), Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Stela Farias (PT), presidentes das respectivas Comissões. A reunião acontecerá no Salão de Eventos do Sesi.
Os deputados serão recebidos na Charqueada Santa Rita para o almoço.
Às 14h, a sessão plenária será aberta pelo presidente Frederico Antunes, no Centro de Eventos da Fenadoce. E às 17h, os deputados irão percorrer os pavilhões da Feira, que ocorre entre os dias 27 de junho e 15 de julho.
Cobertura
A segunda interiorização da Assembléia Legislativa será transmitida ao vivo pela Rádio Web e TV Assembléia, bem como a cobertura completa em tempo real pela Agência de Notícias através do site www.al.rs.gov.br.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 03/07/2007)