Das nove Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) que haviam apresentado inconformidades na última auditoria do Ministério da Agricultura (Mapa) na defesa sanitária animal do Estado, sete já foram regularizadas. A informação foi divulgada, ontem, pela Superintendência do Mapa/RS a um grupo de técnicos de Brasília que ficará duas semanas no Rio Grande do Sul para a inspeção. A vistoria ao RS acontece anualmente, em setembro. Mas, este ano, o ministério antecipou a fiscalização para garantir que todas as exigências da União Européia estarão atendidas quando da chegada de comitiva ao Brasil, prevista para setembro.
No mês passado, a Superintendência e a Secretaria da Agricultura (Seapa) já haviam auditado o serviço no interior do Estado para receber a missão de Brasília. 'O que verificamos é que, dos problemas apontados em 2006, muita coisa está corrigida', disse o superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor. O relatório apresentado após a auditoria do ministério de 2006 apontou que persistia grande parte dos problemas verificados em 2005.
Também começou, ontem, a auditoria para a adesão do Estado ao Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária e Controle da Doença de Newcastle. Hoje, os técnicos fiscalizarão as atividades da Seapa e visitarão as áreas de fiscalização. Irão a Caxias do Sul e Passo Fundo. A missão termina na sexta-feira.
Recentemente, missão chinesa esteve no RS analisando a fitossanidade do fumo. O chefe substituto do Serviço de Sanidade Agropecuária do RS, Jairo Carbonari, informou que, das 58 amostras analisadas em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, todas tiveram resultado negativo para o mofo azul.
(
CP, 03/07/2007)