A Comissão Especial Sobre a Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí realizou ontem a sua oitava reunião, no Câmpus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Gravataí. Entre os assuntos propostos para o encontro a situação atual das bacias e dos rios, a ocupação irregular das margens dos rios e recursos para implementação de projetos para saneamento.
A comissão fará nova reunião na próxima segunda-feira, às 14 horas, na Unisinos. Também compareceram à reunião o prefeito de Gravataí, Sérgio Stasinski, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Zaffalon, o presidente da Corsan, Mário Freitas, prefeitos e vereadores de municípios vizinhos como Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Esteio, Cachoeirinha e também de São Francisco de Paula, cidade onde estão as nascentes do Rio dos Sinos.
Um milhão de pessoas usam as águas do Rio Gravataí. O prefeito Stasinski salientou o processo de drenagem do Banhado Grande, local das nascentes do Rio Gravataí, a drenagem desse lugar resultou nos problemas de seca que enfrentamos quando não há chuvas regulares, destacou. Ele também falou sobre a urgência na construção da Barragem do Rio Gravataí. Os prefeitos e vereadores salientaram a necessidade de maior atenção às nascentes dos rios, de se evitar a drenagem e de ações articuladas entre os municípios.
(
VS, 03/07/2007)