A Fepam publicou uma portaria na última sexta-feira estabelecendo o sistema de rastreamento e monitoramento em tempo real de dragas que realizam a extração mineral em todos os rios do Estado. As empresas que atuam na área têm agora 90 dias para instalar um sistema de localização nos equipamentos.
Segundo a Fepam, a medida visa a facilitar o controle de extração mineral no Estado. O sistema vai manter um registro digital, que poderá ser acessado pela Fepam, Ministério Público Estadual e Federal, Marinha Brasileira e pela Capitania dos Portos.
Com a decisão, o equipamento deverá localizar as dragas instantaneamente, tendo a possibilidade de bloquear o sistema de sucção, desligando os motores por controle remoto a qualquer momento. O sistema de rastreamento funcionará de forma mista, com diferentes tecnologias. A idéia é garantir que a cobertura do posicionamento dos equipamentos seja realizada sob diferentes circunstâncias. A troca da modalidade de cobertura será realizada de forma automática quando o funcionamento de outra estiver prejudicado.
(
VS, 03/07/2007)